AFINPI divulga relatório do Fórum de C&T sobre reunião em Brasília.

 
RELATÓRIO 04/24 em 01/02/2024 Brasília.

Entidades presentes: SINDCT.
O FÓRUM de C&T, na figura do presidente do SINDCT (secretaria do Fórum), e dois diretores do mesmo SINDCT, após solicitação deste FÓRUM de audiência com o Ministro da Defesa José Mucio, foi recebido em reunião pelo Brigadeiro Arnaldo Augusto de Amaral Neto, diretor de pessoal do Ministério da Defesa MD, para tratar de pauta anteriormente encaminhada, definida por este FÓRUM.
Constavam da pauta:
1-Apoio a nossa pauta de recomposição salarial;
2-Implementação de mesa setorial de negociação permanente entre este FÓRUM e o MD;
3-A questão dos concursos no MD; Reposição do pessoal civil nas unidades do MD;
4-atrasos significativos nas concessões de aposentadorias, pensões por morte e outras concessões;
5-Outros pontos diversos.
Item 1: Fomos ouvidos, explanamos bem sobre a necessidade de apoio e solicitamos que o Ministro Múcio emitisse “aviso ministerial” e que seria muito importante que o mesmo tivesse conversa presencial especifica do tema com a ministra Ester e que houvesse representantes do FÓRUM.
Item 2: Também explicamos os mecanismos desta mesa setorial permanente e da necessidade de tê-la constituída dentro do MD. O Brigadeiro Arnaldo deu ênfase a mecanismos de divisão de níveis de situações, como por exemplo, tratativas por ofício ou reunião, inicialmente nos órgãos e centros de pesquisa do MD. Em caso de não se obter sucesso, o tema ou temas seriam então levados à mesa permanente. Valeria para todos os órgãos militares .
Item 3: Informou que o MD tem se empenhado nesta questão, e no final de 2023 o MD encaminhou ao MGI solicitações dos comandos para reposição de pessoal. Não entrou em detalhes maiores.
Item 4: Apresentamos os problemas que ocorrem no DCTA/DIRAP (não tínhamos informações nos outros comandos militares). Atrasos significativos nas concessões de aposentadorias, pensões por morte e outras concessões. Foi sugerido o mesmo mecanismo do item 2. (O Brigadeiro Arnaldo deu ênfase a mecanismos de divisão de níveis de situações, como por exemplo, tratativas por ofício ou reunião, iniciamente nos órgãos e centros de pesquisa do MD. Em caso de não se obter sucesso, o tema ou temas seriam então levados à mesa permanente. Valeria para todos os orgãos militares) .


Secretaria Executiva do Fórum de C&T
Telefones com zapp: (12) 99719-9320; (12) 99746-5317
e-mail fernando.sindct@gmail.com e fernando.forum@gmail.com


 
Secretaria do Fórum Nacional das Entidades Representativas das Carreiras de C&T
FERNANDO MORAIS SANTOS, CEL: 12 99719-9320 WZAPP: 12 99746-5317
Rua Santa Clara 432, São José dos Campos - SP - Tel. (12) 3904-6655

 

 

AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20050-093 Tel.: (21) 2253-5129 e-mail: afinpi@afinpi.org.br