INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA DE 04/10/2023

INFORMATIVO AFINPI nº 43 de 06 de outubro de 2023   

INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA DE 04/10/2023

 

À14:30h do dia 04/10/2023, em 2ª convocação, teve início a Assembleia dos Servidores do INPI para tratar dos itens de pauta a) Discussão, Avaliação e deliberação dos servidores para participarem ativamente na mobilização posta pela FONASEFE/CONDSEF e b)  Discussão, Avaliação e deliberação para tratar das questões salariais na mesa especifica e de reestruturação de carreira para o INPI, conforme colocada na última reunião da AFINPI com a Administração do INPI, através da Plataforma zoom: https://zoom.us/j/92739125487.
 

Durante a entrada dos servidores na assembleia através do link do Zoom, vários servidores relataram problemas para acessar a plataforma. Quando as pessoas clicavam no link, abria uma página vermelha informando que havia ameaça de phishing, o que prejudicou o acesso dos servidores. Além disso o Site da AFINPI aparecia como página não segura. Por conta desse problema, que a diretoria da AFINPI está averiguando as causas, muitos servidores não conseguiram entrar na assembleia.                                           
 

A presidente da AFINPI abriu assembleia  lamentando o ocorrido e disse que nunca havia acontecido nada assim. Diante disso foi posto pela presidente que, em respeito aos servidores que não conseguiram participar, aquela assembleia talvez devesse decidir por um adiamento. Foram dados alguns informes sobre as negociações com o governo nas  questões salariais, sendo colocado que as entidades que até o momento estão participando de suas pautas nas mesas especificas vêm reportando que não  há  nenhum avanço por parte do Governo. Nesse sentido foi avaliado que o momento é de mobilização. A AFINPI informou que as mesas especifica e setorial referentes ao INPI ainda não foram criadas, a mesa especifica  de C&T está agendada para novembro e a mesa especifica  da ANDES, que já teve  reunião, não evoluiu  de forma favorável.
 

Outras mudanças vêm sendo propostas pelo governo, conforme vem sendo divulgado pela grande mídia, sendo uma delas a reorganização das carreiras no SPF, com proposta de diminuir das cerca de 150 hoje existentes para 20 ou 30, sem nenhuma transparência. Avaliamos que essa proposta poderá  atingir negativamente os servidores federais ativos e aposentados. O presidente da Câmara dos Deputados insiste em retomar a tratativa da PEC 32 e projetos de reestruturação de carreiras no serviço público, sem qualquer discussão com a base, podem trazer enormes perdas para nossa categoria.
 

A presidente da AFINPI relatou a presença da Associação no Ato Público do Dia de Luta Unificada realizado no dia 3, que teve bastante participação, mas que ainda precisa de maior mobilização com foco na defesa das estatais e do serviço público, bem como na Campanha Salarial 2024 e pela retirada da PEC 32.
 

Dada a importância dos temas a serem discutidos e considerando a dificuldade de acesso à Assembleia, os servidores presentes aprovaram ficar em assembleia permanente, com data prevista para o dia 16 de outubro às 14.30 em segunda convocação, devido a um calendário de  trabalho presencial da DIRPA e ao feriado na próxima semana.

A Diretoria da AFINPI

 

 

 

AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030 Tel.: (21) 2253-5129 E-mail: afinpi@afinpi.org.br