Informativo da Assembleia Geral Permanente dos Servidores do INPI Campanha Salarial

INFORMATIVO AFINPI nº 33 de 02 de agosto de 2023

Informativo da Assembleia Geral Permanente dos Servidores do INPI

Campanha Salarial


A Assembleia Geral Permanente dos servidores do INPI sobre Campanha salarial realizada virtualmente através da plataforma https://zoom.us/j/91969831076 , no dia 01 de agosto de 2023, teve início em segunda chamada às 10:30h, sendo a mesa composta pela Presidente da AFINPI Laudicea Andrade e Vânia Geraidine, Diretora de Benefícios da AFINPI, ficando encarregada das anotações para Ata, Suzana Borba, Diretora Social e Cultural da AFINPI e o controle de inscrições sendo feito por Daiane, funcionária da Associação. A Pauta sendo: Informes e Discussão/deliberação e aprovação da Proposta de Tabela, revisada conforme decisão da Assembleia do dia 24/07/2023 (equivalência com a tabela de Comércio Exterior), por grupo de servidores (Comissão: Vânia Geraidine, Wladmir Lara e Tatiana Carestiato), também aprovado na Assembleia do dia 24/07/2023.

A Diretora da AFINPI Vânia Geraidine agradeceu a colaboração, ressaltando a dedicação e competência, dos demais membros da Comissão, Wladmir Lara e Tatiana Carestiato, na elaboração da Proposta de Valorização das Tabelas Salariais do INPI com os ajustes propostos na Assembleia de 24/07/2023 para equivalência com a tabela de Comércio Exterior.

Antes da apresentação das referidas Tabelas, foi informado ter sido constatado, durante a execução do trabalho, que voltar a estabelecer a GDAPI e a RT, respectivamente, como percentagem (%) do vencimento base poderia ser visto como reestruturação na Carreira uma vez que, na Carreira atual ambos passaram a ser expressos em valores numéricos. A GDAPI é definida por número de pontos, sendo assim um número inteiro.

A Tabela foi apresentada a partir dos Valores Referência de Analista de Comércio Exterior e a metodologia adotada para ajustes na tabela de NS foi detalhada nos seguintes termos:

- Os valores de VB de NS foram calculados tendo como princípio definir valores de piso e teto de NS com doutorado equivalentes ao piso e teto das carreiras de Analista de Comércio Exterior. Em relação ao Nível Intermediário o piso e teto com GQ3 foram estabelecidos como piso e teto;

- Retribuição por Titulação – RT foi de (10% especialização; 25% mestrado e 48% doutorado) tendo sido mantidas percentagens em linha com as que há hoje para Aperfeiçoamento e Doutorado, enquanto a percentagem do mestrado foi elevado de 18 para 25%;

- A Gratificação de Qualificação – GQ foi mantida em linha com a média dos valores atuais (24%, 42% e 73% do VB respectivamente para GQ1, GQ2 e GQ3);

- Os valores da nova GDAPI foram determinados em 38%;

- Foi utilizada a seguinte equação: VB + 0,38VB+ 0,48VB= 29832 (valor do topo da Tabela de Analista de Comércio Exterior) para determinar o valor de VB (16302,15) do topo da Carreira de NS e a equação: VB + 0,38VB + 0,73VB=15.065,89 (valor topo da tabela NI para GQ III) para determinar o valor do VB do topo da Carreira de NI;

-Os demais VBs foram calculados pelo mesmo princípio;

- O VB de especialista Sênior foi calculado usando o mesmo step atual em relação ao VB de Especialista III de NS.

Observou-se que cada uma das Tabelas de NS e NI do INPI tem 15 níveis, enquanto as correspondentes Tabelas de Analista de Comércio Exterior de NS e de Técnico Federal de Finanças e Controle de NI têm 13 níveis cada. A equivalência foi estabelecida neste caso com a inserção de dois níveis de NS e dois níveis de NI - vide valores marcados em amarelo na Tabela de Analista de Comércio Exterior - em locais das respectivas Tabelas em que a diferença entre um nível e outro permitia a inserção.

Após a explanação da tabela foram dados informes sobre a Mesa de Negociação Permanente. A estrutura do governo para tratar da questão salarial constituída por três mesas de negociação: a) Mesa Nacional Permanente - relativa à recomposição salarial do serviço público em geral face a perdas antigas ao longo de governos anteriores; b) Mesa Específica -  Que a participação da AFINPI  nessa mesa é fundamental para tratar de questões específicas do INPI/MDIC e c) Mesa Setorial, a qual não trata de valores, mas de outros assuntos referentes aos servidores e órgãos governamentais.

O Diretor de Administração Alexandre Lopes, presente à Assembleia, informou que a Administração do INPI assumiu o compromisso de encaminhar ao MDIC a Proposta dos servidores do INPI de Valorização Salarial da Carreira atual que for aprovada na Assembleia e que no momento se deve manter a estrutura atual para agilizar o processo. Ao que a representação da AFINPI observou que essa opção de manutenção da estrutura da Carreira atual na Proposta da AFINPI deveu-se ao prazo limitado devido a LOA e o Arcabouço Fiscal. Também ressaltou a importância do encaminhamento dessa proposta da AFINPI, aprovada e definida pelos servidores, ao MDIC para viabilizar envio ao MGI, conforme INFORMATIVO AFINPI Nº 29-23 de 26 de julho de 2023. Assim como o apoio do INPI à participação da AFINPI na mesa de negociação específica.

Alguns servidores se manifestaram argumentando que os altos valores de titulação/qualificação não se coadunam com as atividades desenvolvidas no INPI, uma vez que todos desempenham o mesmo trabalho, independentemente da titulação/qualificação e que, como a carreira estabelece requisitos que dificultam a ascensão na carreira para quem não tem titulação/qualificação e não há uma política de estimular os servidores a se qualificarem, quem não tem maior formação acaba prejudicado pelos dois lados: dificuldade de ascensão e menores salários.

Nesse momento, um servidor apresentou uma proposta de redução, na Tabela de NS, dos valores percentuais de mestrado e doutorado para 15% e 30%, respectivamente, para dar maior peso ao vencimento base. AFINPI ponderou que quando se vai para uma mesa de negociação há a possibilidade de redução nos valores da proposta, daí a apresentação de valores percentuais de titulação mais elevados. Observou-se que o ajuste proposto pelos servidores não se aplicaria à Tabela de NI.

Foi esclarecido que a incorporação de gratificação no salário base implica mexer na estrutura da Carreira, opção inadequada para o momento por não dispormos do tempo necessário para discussão dessa matéria (nova Carreira).

O Diretor de Administração registrou o agradecimento ao grupo pelo trabalho realizado. Alinhou-se a esta proposta dos servidores reiterou que nos Concursos do INPI as vagas de candidatos aprovados muitas das vezes não são preenchidas devido à dificuldade de fixar o servidor, fato inclusive já transmitido ao Secretário do MDIC e também ao Ministro. Chegando a propor estudo de uma nova carreira (Autarquia Especial proposta apresentada à AFINPI em reunião - INFORMATIVO AFINPI Nº 29-23 de 26 de julho de 2023). Reconhece que o prazo é muito curto, até 30/08/2023, devido a LOA (Lei Orçamentária Anual), ou seja, cerca de trinta dias para o trâmite, o qual exige encaminhamento rápido, com ida a Brasília, para apresentar a Proposta de Valorização Salarial para Secretário e Ministro do MDIC. Sendo necessário ainda acrescentar a avaliação do impacto orçamentário dessa Proposta, assim como esclarecer como se cobrirá esse impacto, Além de considerar se a limitação do prazo permite avaliar a possibilidade de ajuste da Tabela nos termos propostos e aprovados em Assembleia.

Após amplos debates foram colocadas as seguintes propostas para votação:

Proposta 1: Redução dos valores percentuais de mestrado e doutorado (sugeridos 7,5, 15 e 22,5% para Nível Superior) de forma a dar maior peso para o vencimento base, estabelecimento de novo VB a partir do somatório dos atuais VB, RT/GQ e GDAPI - 42 votos;

Proposta 2: Manter a atual proposta de Tabela como está na convocatória – 23 votos;

Tendo havido uma abstenção.

Foi aprovado ainda que o Grupo constituído para ajuste da tabela composto por Wladmir Lara, Tatiana Carestiato e Vânia Geraidine vai contar ainda com Rafael Prendin para ajustar a proposta de tabela de acordo com a decisão da assembleia e calcular o impacto orçamentário e a Tabela ajustada de acordo será imediatamente divulgada após a conclusão dos trabalhos.

Tabela ajustada e aprovada: Click aqui.


A Diretoria da AFINPI



AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030 Tel.: (21) 2253-5129
E-mail: afinpi@AFINPI.org.br


Anexos: