INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES DO INPI PLANO DE SAÚDE

INFORMATIVO AFINPI nº 32 de 26 de julho de 2023

INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES DO INPI

PLANO DE SAÚDE

A Assembleia Geral dos Servidores do INPI sobre Plano de Saúde, realizada virtualmente através da plataforma https://zoom.us/j/92905012061 no dia 26 de julho de 2023, teve início em segunda chamada às 10:30 h sendo a mesa composta pela Presidente da AFINPI Laudicea Andrade, Francisco Rosário, ex-diretor da AFINPI e que tem conhecimento no assunto, e Vânia Geraidine, Diretora de Benefícios da AFINPI, ficando encarregada das anotações para Ata, Suzana Borba, Diretora Social e Cultural da AFINPI e o controle de inscrições sendo feito por Daiane, funcionária da Associação.
  A Assembleia contou ainda com a presença do Diretor de Administração do INPI, Alexandre Lopes. Após abertura da Assembleia, Laudicea informou que a AFINPI enviou convite ao Presidente da ASMETRO, Sérgio Ballerini, que não se manifestou a respeito, ao que o Diretor de Administração relatou que teria solicitado também a presença da ASMETRO, já que é essa Associação responsável pela administração do Plano, sem ter recebido resposta.
   Laudicea colocou a preocupação com rumores sobre a intenção dos Planos de Saúde de fazer reajustes semestrais para segurados idosos com o subterfúgio da alta sinistralidade nessa faixa etária, solicitando que a Administração do INPI procurasse informações sobre isso junto à ANS.    Foi informado que, a partir de 1/07, beneficiários do Plano Unimed Rio que moram no estado do Rio, mas fora do município do Rio de Janeiro, teriam passado a ser atendidos pela Unimed do Estado do Rio de Janeiro Federação Estadual das Cooperativas Médicas – FERJ. Outro informe é sobre gestões que a ASMETRO estaria fazendo junto à Sul América para contratação de Plano de Saúde.
  Em seguida foi levantada a questão de que os servidores do INPI, que hoje parecem compor a maior parcela dos segurados no plano com a Unimed através do IBBCA, não têm sido representados nas resoluções, uma vez que o Grupo Gestor do plano, do qual o INPI e a CVM são membros, não tem se reunido, estando ASMETRO decidindo tudo apenas com o IBBCA e as prestadoras de serviço de saúde.
  Foi informado por servidores presentes que os percentuais de reajustes dos planos de adesão do contrato com a operadora ASSIM SAÚDE através da AbPlus, também gerenciado pela ASMETRO e que tem em sua carteira servidores da CVM e do INPI sofreu reajustes de 25,08 % a 69,51%.
  Também nesse caso o INPI esteve alijado do processo de negociação, sem possibilidade de questionar os argumentos que embasaram tal reajuste, faltando transparência por parte dos administradores dos planos de saúde.
   Os presentes cobraram uma ação mais firme dos dirigentes do INPI, entendendo que deveria ser encaminhado ofício à ASMETRO pedindo esclarecimentos e cobrando a convocação do Grupo Gestor para discutir toda e qualquer alteração nos planos de saúde, bem como esclarecimentos sobre como foi a negociação que culminou nos aumentos impraticáveis dos valores dos planos de saúde, muito acima da inflação.
   Os servidores reclamaram, ainda, das dificuldades de entrar em contato não só com a operadora como a Administradora (IBBCA) e a gestora do plano (ASMETRO).
    O Diretor de Administração colocou que o parâmetro utilizado para reajuste dos planos é a sinistralidade e não a inflação. Disse ainda que, nesse momento, quando não temos soluções alternativas, é importante determinar quantos servidores do INPI e seus agregados e dependentes estão em cada um dos Planos de Saúde coletivos para ter argumentos na hora de negociar com as operadoras.
    Foi colocado pelo servidor Paulo Cabrera que a solução para o problema Plano de Saúde passaria por um plano de saúde que atendesse todos os servidores e fosse gerenciado pelo INPI, direta ou indiretamente, através de administradora. Porém, enquanto não se efetive essa solução, o INPI deve encaminhar ofício ao Presidente da ASMETRO cobrando a efetiva participação do INPI nas negociações dos atuais planos geridos por aquela associação, assim como nas gestões junto a Sul América. Paulo colocou ainda a necessidade de o INPI solicitar suspensão dos reajustes promovidos pela ASSIM até que houvesse uma negociação efetiva, além de uma consulta à ANS sobre esses valores elevadíssimos de reajuste.
   Os presentes reclamaram ainda das falhas no atendimento pela Unimed, especialmente fora do Rio de Janeiro, implicando em luta pela realização de tratamento, apesar do alto preço pago pelo plano. A prestação de serviços fora do Rio é feita pelas Unimeds locais, que, em muitos casos, tem se recusado a realizar o atendimento alegando que a Unimed Rio não repõe os custos. No Rio de Janeiro também foram apontadas, dificuldades no atendimento dessa Unimed, como o adiamento da realização de exame devido falta de pagamento ao fornecedor do material a ser usado no mesmo.
    A AFINPI esclareceu ter solicitado à Presidência do INPI, na Carta AFINPI Nº 21-23 de 28 de junho de 2023, esclarecimentos às questões de servidores acerca da ASSEFAZ e a resposta do INPI encontra-se no INFORMATIVO AFINPI Nº 27- 23 de 13 julho de 2023 - INPI REDPONDE CARTA SOBRE PLANO DE SAÚDE – ASSEFAZ.
   O Diretor de Administração assumiu o compromisso de agir no sentido de procurar soluções para todos os problemas levantados pelos servidores e afirmou que estaria disponível para atender os servidores ou a associação em relação a qualquer problema sobre plano de saúde. Nesse momento Alexandre Lopes se desculpou e pediu para deixar a assembleia, pois teria se ausentado de uma reunião para estar presente e não poderia mais postergar seu retorno.
     Após amplos debates foram votadas e aprovadas por unanimidade as seguintes deliberações:
  A) Solicitar ao Diretor de Administração – Alexandre Lopes apresente levantamento de todos servidores ativos, aposentados, e seus respectivos dependentes e agregados que possam ou poderiam participar de um Plano de Saúde gerido pelo INPI.
   B) Solicitar que a Administração reitere a decisão anterior de participação da AFINPI do grupo gestor e cobre da ASMETRO que isso se concretize;
  C) Solicitar que a Administração realize estudos sobre um Plano de Saúde que possa atender todos os servidores do INPI e que seja gerido pelo INPI, direta ou indiretamente (através de administradora de benefícios);
  D) Solicitar que a Administração encaminhe ofício para a ASMETRO, de preferência em conjunto com a CVM, cobrando reunião do grupo gestor dos planos de saúde para tratar dos problemas que estão ocorrendo, inclusive nas negociações dos atuais planos, assim como nas gestões junto a Sul América;
  E) Solicitar que a Administração cobre da ASMETRO/IBBCA/UNIMED uma solução para os problemas que vem sendo enfrentados pelos respectivos participantes domiciliados fora e dentro do Rio de Janeiro;
  F) Cobrar da Administração do INPI que intervenha junto aos canais competentes para que seja suspenso o reajuste absurdo de quase 70% do Plano ASSIM/AbPlus, de forma a se encontrar solução adequada a esse respeito;
  G) Disponibilizar um canal direto com a Administração para que os servidores possam comunicar problemas com os planos de saúde e solicitar auxílio.

A Diretoria da AFINPI

AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030 Tel.: (21) 2253-5129 E-mail: afinpi@AFINPI.org.br