Entidades representativas cobram ampla divulgação da minuta de portaria sobre Programa de Gestão.

Rio de  Janeiro, 06 de setembro de 2022
C/ANPESPI/SINDISEP/AFINPI Nº 6/22


Ilmo. Sr. Cláudio Vilar Furtado
M.D. Presidente do INPI 

    
    Senhor Presidente,


Na reunião com as entidades no dia 01 de setembro, V. Sa. informou que teria sido disponibilizada para todos os servidores, através do sistema SEI, uma minuta do novo Programa de Gestão, que envolve, dentre outas medidas, normas para teletrabalho em regime integral e semipresencial. Diante dessa informação divulgada em nosso informativo, as entidades representativas vem sendo procuradas por servidores que não têm conseguido acessar a referida minuta por não ter sido divulgado o protocolo que permitiria o acesso à informação. Diante disso, vimos, mui respeitosamente, solicitar divulgação por parte da Administração do INPI de comunicado explicativo sobre o assunto contendo o número do processo SEI da minuta e também sua disponibilização de maneira mais acessível aos servidores para que esses possam estudar e discutir os reflexos do Programa de Gestão em sua vida funcional.

Durante a mencionada reunião, V. Sa. informou que a minuta de Programa de Gestão vem sendo discutida pelo menos desde fevereiro com os gestores e servidores e que a administração quer um programa de gestão que respeite todo o corpo funcional, envolvendo-o em um clima organizacional. V. Sa. também afirmou que sua gestão não deseja servidores que somente se envolvam meramente como provedores de serviço para o Instituto, mas sim se envolvam em um clima de pertencimento ao órgão. 

Entretanto, muitos servidores vêm afirmando que não têm conhecimento da minuta e que não participaram ativamente de qualquer etapa da discussão do Programa de Gestão. Dessa forma, entendemos ser fundamental que todos os servidores possam receber comunicado de que a minuta pode ser acessada através de protocolo no sistema SEI e que possam também ser ouvidos por V. Sa., diretores, coordenadores e chefias. 
    
Os servidores do INPI entendem que o clima de pertencimento de que V.Sa. se refere só será alcançado através de um sistema de gestão participativo, onde os servidores sejam ouvidos de fato e, dessa forma, se sintam parte integrante da estrutura organizacional do INPI.


  

 Atenciosamente,
                       

Original assinado                    
______________________
Maurício Almeida
Presidente da ANPESPI

Original assinado                                        
______________________
Wellington Cruz
Diretor do SINDISEP                      
______________________

Original assinado

Laudicea da Silva Andrade
Presidente da AFINPI
    


AFINPI : afinpi@afinpi.org.br www.afinpi.org.br
ANPESPI: Email: contato@anpespi.org
SINDISEP rj: Sindisep.rj@gmail.com

 

AFINPI  Rua Miguel Couto, 131, Sala 801 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030  Tel.: (21) 2253-5129  E-mail: afinpi@afinpi.org.br
Acesse o site da AFINPI: afinpi.org.br
Siga AFINPI no Instagram: instagram.com/afinpi