Rio de Janeiro, 12 de abril de 2025
C/AFINPI Nº 25/25
Ilmo. Sr. Júlio César Moreira
M.D. Presidente do INPI
C/C Sr. Sergio Ballerini – Presidente da ASMETRO
Senhor Presidente,
Vimos, através desta, reiterar solicitação contida em nossa correspondência (C/AFINPI nº 04/25, de 06/02/2025), não respondida até esta data, para que no âmbito do Plano de saúde IBBCA/UNIMED, sejam restabelecidas as reuniões do grupo gestor do plano, composto pela Administradora IBBCA, INPI, INMETRO, CVM e ASMETRO, para a discussão dos problemas que vêm ocorrendo, como também para a discussão do reajuste anual nos valores do plano que se dará em julho.
Esclarece-se, novamente, que em 2011, a Administração do INPI, quando da adesão dos servidores ao plano de saúde UNIMED/IBBCA, assumiu o compromisso “...de acompanhar os serviços por meio de relatórios de utilização e reuniões periódicas com a IBBCA e a UNIMED-Rio...”
Entretanto, tal compromisso não vem ocorrendo, pois não são divulgados dados de sinistralidade, de relatórios e de reuniões entre o INPI, IBBCA e UNIMED.
Outrossim, considera-se incompreensível o reajuste de 26,26 % no plano, estabelecido no ano passado pela UNIMED FERJ contra inflação de 3,69%.
Ressalte-se, ainda, que os constantes e abusivos reajustes no plano de saúde vêm acarretando a saída cada vez maior de servidores e seus familiares do plano, devido à incapacidade financeira de arcar com os seus altos custos.
Ademais, os servidores usuários do referido plano de saúde vêm reclamando dos precários serviços prestados pelo plano de saúde, uma vez que diversos hospitais, clínicas e médicos estão se descredenciando do plano e, ainda, os servidores vêm encontrando dificuldades no atendimento, quanto à anuência de exames médicos e procedimentos cirúrgicos, e quanto ao reembolso de despesas.
Assim, reitera-se solicitação para que o INPI intervenha junto à UNIMED-FERJ, para que sejam resolvidos esses problemas, e pela realização de reunião do referido grupo gestor, com a inclusão da AFINPI, para a discussão do reajuste deste ano.
Atenciosamente,
__________________
Vânia Gouvêa Geraidine
Presidente da AFINPI